Preciosa - Uma historia de força

04-12-2010 18:44

  Preciosa – uma historia de esperança

Eu não sei quanto ao lance de esperança, mencionado no titulo do filme, porque honestamente eu não me senti muito esperançosa com relação a muitas coisas. Assistindo Preciosa eu não tive esperança que a humanidade possa melhorar. Eu não tive esperança de que por mais horrendo e horripilante seja sua vida haverá um dia em que você dará a volta por cima e se afastara tanto daquela realidade que tudo não passara de um sonho ruim. Não estou dizendo que isso não possa existir, pelo contrario, eu espero que exista, apenas não consigo encontrar isso neste filme.

Determinação, é disso que o filme, a meu ver, se refere. Força e determinação, tão extremosas que chegam a chocar. A historia se passa no Harlem em 1987, e retrata a vida de uma jovem garota americana aos 16 anos, negra, obesa, pobre, abusada pelo pai, agredida pela mãe e humilhada pela vida. Aos 16 anos já é mãe de uma criança portadora de síndrome de Down que teve devido aos abusos sexuais de seu pai, e está grávida de outra criança também de seu pai. É uma vida mais do que infeliz, e que se torna ainda mais tocante quando paramos para pensar que isso é pura realidade, que garotas e vidas assim, existem em qualquer lugar.

O filme é narrado por Claireece Precious Jones, a protagonista, o que apenas ajuda ao telespectador compreender a mente da garota. Conhecer seus sonhos tão simples, mas tão desejados por ela. Você deseja junto com ela que isso se concretize e sofre junto com ela quando a historia toma rumos infelizes.  O que me cativou na personagem, não foi o quão vitima ela era, o quão sofrera, mas sim o seu método de fuga, a sua válvula para escapar mesmo que por alguns segundos daquela realidade. Sonhar era tudo o que ela podia, e seus sonhos mais diversos e adoráveis possíveis, trazem certa leveza ao filme embora que tenham me deixado em alguns momentos triste por saber que estavam longe de serem realizados. Mas eles se resumiam a uma única coisa. Ser amada. Preciosa o filme inteiro só almeja isto, ser amada sem sofrer. E honestamente, em meu ponto de vista ela conseguiu.

Creio que a esperança esteja ligada a escola alternativa a qual ela fora mandada. A Cada um Ensina Um. Eu particularmente amo as cenas naquela sala de aula, e amo cada uma daquelas alunas com suas historias, sonhos e personalidades diversas. Novamente são garotas que você pode encontrar em qualquer lugar. Mas o ponto central daquela instituição se dá a professora de lá, determinada ela planta em Preciosa uma semente valiosa. Ela lhe ensina o valor do aprendizado, ela lhe dá meios de extravasar sua frustração, e suporte quando não tem mais para onde fugir. Creio que ela é o anjo do filme. O pilar que mantém Preciosa em pé nos piores momentos.

Outros aspectos que me agradam são as cenas necessárias dos abusos sofridos por Preciosa de seu pai. Eu odeio tais cenas, pois muitos diretores tendem a serem explícitos. No entanto o diretor de Preciosa deve a sensibilidade de nos mostrar todo o desespero de Preciosa sem revelar quase nada nas cenas. É o clássico “quase nada que diz tudo”. Outra coisa que chama atenção são as atuações de Gabourey Sidibe, a Preciosa, e Mo’Nique, sua escrota mãe. A estreante Gabourey é espontânea  e não exagera na tristeza nem nas ilusões da sua personagem.Já Mo’Nique tem uma das mais incríveis atuações que já vi. Você realmente tem vontade do fundo de seu coração de jogar aquela vaca gorda escada abaixo ou enfiar sua cabeça no forno e tacar fogo no prédio com ela dentro. Você a odeia desde a primeira cena, e isto não é pra qualquer ator. Há também a participação de Mariah Carey como a assistente social, não elevo sua atuação, mas certamente a ultima cena onde participa é um das mais tocantes, pois é como se sua personagem estivesse em nosso lugar, fazendo todas as perguntas que o espectador se faz deste o inicio da historia.

Certamente é uma historia de força, que nos mostra que mesmo que estejamos nos segurando à beira de um precipício com três dedos não precisamos simplesmente nos jogar. Devemos nos segurar, talvez um dia agente tenha força para nos puxar para cima, ou alguém puxe, ou talvez não, de qualquer forma você nunca saberá se se soltar.

Enfim, Preciosa – Uma historia de esperança é um dos melhores filmes que já assisti, e recomendo a todos, pois parar um pouco e pensar no mundo fora de sua porta é intrinsecamente necessário. E este filme nos faz pensar muito sobre nossas vidas (e nos faz engolir milhares de reclamações).

 

Tópico: Preciosa - Uma historia de força

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário