Jane Austen - A vampira

04-12-2010 19:37

  Jane Austen não morreu!

 

Só digo uma coisa após ler esta obra. Como ninguém teve uma idéia desta antes?! Michael Thomas Ford foi simplesmente genial ao reviver Jane Austen lhe dando o status de vampira, que tantos sonham.

Honestamente relutei por um instante ao adquirir um exemplar da obra, me fez lembrar Orgulho,preconceito e Zumbis, mas me rendi a capa. Pois sim, foi realmente um amor a primeira capa. Eu sei o que vocês devem estar dizendo, não julgue um livro pela capa Gabi! Mas vamos concordar, elas ajudam em muito na hora da venda. E a capa de Jane Austen é simplesmente encantadora, assim como suas paginas.

Eu me apaixonei imediatamente pela trama da historia, conhecendo uma vampira que não tem lá muito de assustadora. O livro me arrancou muitos risos, principalmente sobre o drama de Jane de não conseguir mais ser publicada embora suas obras estivessem sendo vendidas loucamente, e ela por ironia da vida não lucrava um tostão com aquilo, afinal ela esta morta. Deve ser realmente uma merda ser famosa e não ganhar nada com isso e alem do mais ouvir teorias absurdas sobre a filosofia de seu livro, e nada poder fazer para mudá-las. A historia mostra, com muito humor e ironias (que eu A-D-O-R-O!) uma critica a este enxame de livros que não possuem conteúdo algum e só visam gerar dinheiro.  Um bom exemplo disso são os “O Livro de Fitness de Jane Austen”, “O Livro de Receitas de Jane Austen” que nossa pobre heroína é obrigada a vender em sua livraria.

 Outra coisa que torna esta historia original, é o fato de Jane não ser uma daquelas vampiras deslumbrantes e poderosas e fodonas, pelo contrario ela esta mais, ao meu ver, como uma mulher resignada que precisa de sangue para viver,o que não lhe tira o charme de modo algum pelo contrario sua ironia latente é uma das melhores coisas encontradas no livro. Algo também que me agradou muito e tornou a historia interessante foram às citações do livro que escrevera e tentara durante séculos publicar, encontradas no inicio de cada capitulo. É interessante ler a mais nova obra de Jane Austen.

Outra coisa que me fascinou muito e só ajudou a melhorar ainda mais a historia foram às adições de outras figuras históricas. Como Lord Byron, um destacado poeta britânico e uma das figuras mais influentes do Romantismo, com quem tivera um romance na epoca em que era uma simples humana e que lhe tornara vampira e agora volta exigindo Jane de volta a sua vida, ameaçando os amigos humanos de nossa heroina (entre esses amigos, Jane possui uma amiga que é simplesmente apaixonda por Jane Austen e que nada sabe sobre os segredos de Jane). Seu criador é um charmoso conquistador como todo bom ingles, o que comprova isto é quando nos deparamos com (cuidado spoillers!) Charlotte Bronte, alguém se lembra desta conhecidíssima escritora?(se não conhece corre no Google porque isso aqui não é a escolhinha do professor Raimundo), enfim essa mulher amarga ai é apenas outra amante de Byron que fora transformada pelo galante vampiro e que é em minha opinião a vilã da historia. Austen e Bronte em uma guerra literária? Quem poderia imaginar? Ford é lógico!

Minha cena favorita, o ponto alto do livro é certamente a briga na livraria onde livros com títulos mais do que sugestivos são arremessados com violência por nossa enlouquecida Charlette. É riso e divertimento na certa. Eu não contarei mais do que isso, pois se não a cena se estraga.

Mas é melhor eu parar por aqui, afinal se eu lhe contar toda a historia não haverá graça. Mentira, você ri mesmo sabendo o que vai acontecer (garantido pela garota que leu 2 vezes).Mas de qualquer modo eu não to com animo pra escrever resumo algum, afinal estou de férias baby!

Enfim a historia é ótima baby pois não é um clichê vampiresco e faz com que você queira conhecer mais essas escritoras e suas obras.

Os: Para nossas alegrias embora a ironia Jane nos deixe com saudades isso não será permanente, pois o autor já esta trabalhando em sua continuação (amém!) embora ainda não tenha data de publicação (ahhhh!).

Bem, um suspense na vida sempre é bom.

 

Tópico: Jane Austen - A vampira

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário