Formaturas Infernais - Um inferno de leitura

18-02-2011 15:03

 

É a velha historia: com tudo o que poderia ter sido... Deixou-me a desejar (e com sono). É natural que se espere grandes obras de autoras ditas como Best-sellers, mesmo aquelas aclamadas apenas pelos adolescentes, no entanto após terminar de ler (sofridamente devo confessar) eu só fiquei me perguntando, o que essas senhoras entendem como TERROR?

Quando eu comprei este livro, mas levada pela capa, a que convenhamos é muuito bonita acompanhada de uma ótima(e popular) fonte, eu logo esperei gritos, sangue e portas rangendo, talvez alguns tiros e maldições.  Por Deus eu nas piores das hipóteses esperava uma versão sobrenatural de Todo mundo odeia o Pânico. No entanto acho que teria sido melhor se tivessem plagiado idéias de filmes de terror, como A Hora do Pesadelo, O Chamado, Massacre da Serra Eletrica... Ok, estou viajando muito e honestamente talvez nem isso fosse algo legal de se ler se estivesse ambientado em um baile de formatura, mas fica aqui a idéia.

Voltando ao foco. Os contos, que mostram zumbis, vampiros, anjos, demônios e todo esse arroz de festa macabra deveriam ter como objetivo assustar, no entanto mal agem como suspense. Estão repletos de conflitos adolescentes que confesso serem engraçados de se ler, mas hei eu preciso tomar sustos também! Romances adolescentes clichês e ditados mais do que decorados como “cuidado com o que deseje” e “os opostos se atraem”.  Alguns até se afastam do tema central que é FORMATURA, tendo apenas insinuado isto na historia.

Alguns contos são completamente confusos, como é o caso de Madison Avery e a Morte de Kim Harrison (que confesso nunca ouvi falar) cujo final é tão vago e incompleto que você honestamente espera pela continuação em um volume dois, outros possuem até mesmo uma boa idéia de início, mas que foi mal executada hora por uma narrativa atropelada hora por falta de idéia, imagino. E alguns até tem sua salvação como é o caso de O Buquê, e Salada Mista.

No fim todos os contos me levam a crer que se tivessem sido trabalhados com maior cuidado ou descrição em volumes únicos teriam sido talvez melhores, mas nem de longe assustadores, pois aparentemente essas autoras ou tem medo de assustar seus leitores a ponto de perdê-los ou não assistem filmes de terror, mesmo os mais piegas.

Naturalmente se tivessem anunciado este livro como apenas uma seleção de contos de fantasia ou sobrenatural talvez a taxa de decepção não fosse tão grande. De fato como um passatempo em uma longa viagem o livro até pode ser uma boa distração. No entanto no jogo do marketing vale tudo até mesmo denominar contos infanto/juvenis (que me lembram muito malhação) como assustadores.

Acho que o único inferno aqui é os 20 reais que perdi ao comprar este exemplar, pois este livro não me tirou o sono, pelo contrario eu tive ótimos cochilos durante a leitura. Aliais, só pra aproveitar, você o quer?

 

E como eu ADORO imagens ilustrativas...: 

 

 

 

Eis aqui a reação que eu esperava ter ao ler Formaturas Infernais...

 

 

 

 

...e tudo o que eu consegui

 

 

 

 

 

 

 

 

Tópico: Formaturas Infernais - Um inferno de leitura

Formaturas Infernais - Um inferno de leitura

Data: 03-03-2011 | De: Kiss *hahahahhaha*

Ehehehehehe - sabe Gabi? Eu tbm tive esta sensação. A sensação de que poderia ser melhor, mais assustador, ou no mínimo um pouco mais bem elaborado, digo, escrito mesmo. Todos tratam de adolescentes, mundinho adolescente, formatura, e romancesinho txosco.. O raiva de ser adolescente!! Se quer saber, O Buquê foi o que mais gostei, e ainda achei clichê... Lembrei de um episódio do Clube do Terror (?? o nome é esse??) que tinha a temática parecida... Deduzindo... Gostei foi de nada. Não cochilei, por que eu precisei lê-lo para fazer um resumo e entregar como trabalho - ou era zero... :/ frustrante..

Novo comentário