FEIOS - uma bela bagatela de 9,90

01-02-2011 22:01

 

Oi como está a vida?

Bem, variando um pouco meus posts, que tem se resumido a contos e musica, vamos atualizar a sessão de livros, que está tristemente vazia para alguém que é viciada em leitura (mas é meio preguiçosa ao escrever suas opiniões sobre as maravilhosas obras)

O alvo da vez é: Feios o primeiro volume de uma série escrita por Scott Westerfeld (graças a deus isso não é um vídeo por que eu ia gaguejar muito agora)

Antes de falar sobre toda a trama que a meu ver é muito original, rápida e deliciosa eu preciso dizer como conquistei este exemplar. Dizer que foi coincidência é ser sutil, eu prefiro dizer que foi um milagre para um bolso meio vazio.  Pela bagatela de R$ 9,90 eu arrematei esse livro de uma livraria nova que eu tropecei no shopping. Para ser honesta eu não teria comprado esse livro pelo preço original, talvez receio meu por errar feio na escolha e me arrepender depois (como pateticamente aconteceu varias vezes), mas não me arrependi, foram os 10 reais bem gastos.rs

Agora o que encontramos no livro?

·         Uma protagonista forte? Ok

·         Um governo ditador? Ok

·         Uma maluca conspiração? Ok

·         A amiga que você ao mesmo tempo gosta e quer bater? Ok

·         O carinha fofo e charmoso que ao mesmo tempo é o forte e esperto? Ok

Tudo se passa em um futuro distante onde a sociedade é perfeita em todos os padrões, a vida é um sonho de festas e despreocupação e seu rosto é igual a uma das anjinhas da Victoria Secret’s. Os feios são separados dos perfeitos até atingirem os 16 anos quando passam por uma cirurgia que os torna lindos, belos, poderosos e reluzentes e prontos para se entregar a sua vida de coquetéis e diversão (sem o incomodo pensamento de ter de trabalhar, aloka!). A nossa protagonista se chama Tally Yongblood e como qualquer adolescente beirando os 16 anos esta saltitante para que seu dia chegue e possa se juntar a seu amigo Peris, que já é um perfeito. Ela é uma adorável adolescente com muita energia que adora aprontar, inteligente e forte sem muitos dramas na cabeça. Eis que então ela conhece Shay, outra feia, tão atrevida quanto ela só que ao contrario de Tally não esta nem um pouco ansiosa para ser perfeita. AQUI VAI UM PEQUENO SPOILER, então não se irrite caso leia mais do que queria. Antes que complete 16 anos Shay foge para uma vila fora da cidade onde ninguém é perfeito, deixando Tally em maus lençóis, já que é a única que pode encontrá-la, ou melhor, levar os chefões até lá. FIM DO SPOILER

A trama se resume em laços de afeto, e os limites que nós atravessamos para conquistar o que desejamos, nossa fidelidade aos amigos ou não, fazendo-nos questionar o que é realmente perfeito, feio ou meramente normal. O que me atraiu neste livro é que no começo estando influenciada apenas pelo ponto de vista da protagonista meu lado pratico (e não fútil) realmente não conseguia compreender por que alguém iria se opor a essa realidade – uma sociedade igual e satisfeita realmente não possui estímulos para intrigas ou guerras, e no começo é isto o que parece, uma enorme cidade pacifica e bonita – tanto que eu soltei vários “SHAY BURRA!” em alguns trechos. No entanto, conforme a historia vai passando é fácil compreender e até aceitar todo o resto e realmente se perguntar se uma população de rostos bonitos e inofensivos basta para tudo estar perfeito.  Outra coisa que achei engraçada é como no começo você realmente acha que Tally e todos são realmente feios, do tipo que você seguiria com o olhar na rua assustado ou sei lá, mas no final você apenas percebe que eles são normais como eu e você e qualquer outro que não é perfeito. Não feio, apenas normal, e isso é uma diferença importante. Algo que gosto muito é o modo como o autor se refere a nós “povo do século 21” com o carinhoso apelido de “enferrujados” sempre mencionando a cada oportunidade o quanto somos idiotas e acabamos com a vida ao redor por nossos usos exagerados e nada sustentáveis.

“Não há beleza perfeita que não contenha algo de estranho em suas proporções”

De qualquer modo como eu disse é uma trama bem original, ao menos para mim que não tem a freqüência de se afastar muito de temas sobrenaturais (depois que você é mordida nada pode te curar, e no fundo você não quer mesmo), e embora trave em alguns capítulos é rápida e deliciosa para nos fazer rever conceitos. Sem falar que a capa é linda.

 

E a foto pra confirma que eu não estou mentindo:

 

Tópico: FEIOS - uma bela bagatela de 9,90

Feios - uma bela bagatela de 9,90

Data: 03-03-2011 | De: Kiss *admirada*

Wow... Eu estava pensando em comprá-lo certa vez, mas acabei optando por não comprar, como você, não me afasto muito dos temas sobrenaturais, hehe, e então acabei não comprando nada... Porra... Duas semanas mais tarde duas colegas minhas leram o livro e só sabiam falar dele, e eu fiquei aqui, com água na boca para lê-lo. E... 9,90??? Hein??? Nunca paguei menos que trinta num livro! *invejinha*. Quando tiver grana, vou comprar *¬*

Novo comentário